Cidadania

Prefeitos comemoram ambulâncias doadas pelo Governo do Estado; 34 municípios maranhenses já receberam os veículos Publicada em 27/05/2017 09:24:32

A chegada de seis ambulâncias, que estão contribuindo com a reorganização dos serviços de saúde nos municípios, está sendo comemorada pelos prefeitos de mais seis cidades maranhenses. Com mais essa entrega, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), contabiliza 34 prefeituras beneficiadas.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, reforçou o intuito do Governo com a ação. “A gestão está preocupada em ampliar o acesso da população aos serviços públicos de saúde. Com as ambulâncias, os municípios têm condições de transportar os pacientes para o atendimento em unidades adequadas, e, assim, salvar a vida de muitas pessoas. Essa é uma parceria que tem contribuído para a reorganização de toda a rede de saúde no estado do Maranhão”, enfatizou.

Uma nova etapa de entrega de ambulâncias pela gestão estadual beneficia os municípios de Pedreiras, Mirinzal, São João Batista, São Benedito do Rio Preto, Pio XII e Mirador. Julyane Galvão

As unidades foram entregues, nesta terça-feira (28), aos municípios de Pedreiras, Mirinzal, São João Batista, São Benedito do Rio Preto, Pio XII e Mirador. A entrega das ambulâncias é fruto do diálogo entre os gestores municipais e o governador Flávio Dino, que percebeu que essa era uma demanda comum entre os municípios. Os veículos, que serão doados a todas as prefeituras maranhenses, são considerados, por muitos prefeitos, um passo importante para fortalecer a saúde na região.

O prefeito de Pio XII, Carlos do Biné, ressaltou a importância da parceria com o poder público estadual. “Em Pio XII, as coisas da saúde foram recebidas em um caminhão. Hoje, estamos melhorando significativamente com a reforma do hospital e essa ambulância que também contribui para isso. Estamos trabalhando junto com o governo para proporcionar uma saúde de melhor qualidade para o povo”, afirmou o gestor.

As ambulâncias dispõem de estrutura adequada para o transporte de pacientes e contam com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio.

Também já foram contempladas com as ambulâncias as prefeituras de Colinas, Barreirinhas, Peritoró, Presidente Dutra, Raposa, Alto Parnaíba, Arame, Benedito Leite, Bom Jesus das Selvas, Central do Maranhão, Governador Nunes Freire, Matinha, Fortaleza dos Nogueiras, Santa Luzia do Tide, Senador La Roque, Tasso Fragoso, Tutóia, Penalva, Santa Luzia do Paruá, Paço do Lumiar, Bom Jardim, Buriti Bravo, Coelho Neto, Formosa da Serra Negra, Paraibano, Presidente Vargas, Santa Inês e Turiaçu.

Prefeitos

“No início da gestão recebemos o município com o hospital fechado e sem ambulância. Então esse veículo para nós representa uma importante ajuda do governador para que possamos transportar os pacientes de lá para um lugar que tenha condições de receber o cidadão”, contou o prefeito de São João Batista, João Cândido Dominici.

“Estamos agora em uma situação mais confortável, pois contamos com a parceria do Governo do Estado. Este mês o município faz 79 anos e esse é um presente que a população recebe agradecida, pois estávamos sem ambulância”, disse o prefeito de Mirador, Roni Sousa.

“Fizemos recentemente a entrega da reforma do setor de urgência e emergência do hospital municipal, já contando com a entrega dessa ambulância. Com um veículo desses, teremos condições de transportar pacientes que precisem de um atendimento que o nosso hospital não pode oferecer”, afirmou o prefeito de São Benedito do Rio Preto, Maurício Fernandes.